COMEÇAREI PELO TEMA: ANIVERSÁRIO E SEUS INSIGHTS
Estávamos em Curaçao, um dia antes do meu aniversário e estávamos discutindo o que fazer para celebrar. Eu disse: “não vamos esquentar a cabeça com isso, a gente almoça, passa o dia juntos e pronto!". E então, minhas amigas me dizem: “ é preciso celebrar, precisamos comemorar SIM!". Fui para casa (alugada hehehe) pensando nisso…elas estão certas! É preciso celebrar!! Realizei diversos sonhos; me formei médica, viajei bastante, trabalhei na Disney, tive oportunidade de viajar com meus pais, viajei com meus avós (os 04 juntos para Punta del Este), viajei com meu avô materno para a França- andamos por castelos, vinhedos, cidades pitorescas… aos 41 anos, moro fora do país com minha família, com a segurança que eu queria e a vista para o mar ( não imaginam o quanto sou grata por isso!- quem me conhece, sabe…).Uau, e que decisão difícil; talvez uma das mais difíceis até hoje. Nem sempre a sua escolha agrada a todos- e, a verdade nua e crua é: ela não deve agradar a todos. É impossível tomar uma decisão dessa forma. Aí nesse momento, eu precisei ser madura, precisei sentar e conversar com meu marido, colocar os prós e contras, falar dos nossos planos, da nossa zona de conforto, das possíveis dificuldades (porque só se sabe, quando se vive!). Tomamos a decisão, e que ano intenso!! Completei 40 anos morando fora, sem festa ( sim, eu planejava uma grande festa!), sem bolo; somente nos 4 num restaurante em Bahamas- comendo hambúrguer, batata frita e salada de frutos do mar!! Mentira, lembrei que de manhã, no café teve bolo e música!
Como não comemorar tudo isso?! Tudo isso à base de MUITO esforço, estudo, trabalho e dedicação. Desde meu casamento, Dani e eu sonhamos juntos, temos uma parceria e cumplicidade que admiro muito- não foi fácil sempre, e tivemos que abrir mão de muita coisa; mas, as decisões sempre tomamos juntos.
Alguns insights que quero dividir, pode ser que alguns façam sentido para você- alguns acredito ter a ver com a expatriação, outros não:
Quando você comemora seu aniversário, você celebra ou é do grupo que não liga? E se é do grupo que não liga: por que não liga? Será que é para não se frustrar ou por que realmente acredita que não vale a pena celebrar a sua vida? Não estou dizendo que precisa fazer festa, ter bolo e convidados!
As pessoas vão esquecer do seu aniversário- até aqueles que você pensava que não. Muitos te mandarão parabéns pelas redes sociais (até aqueles que você pensava que ia te escrever ou te ligar), poucos te escreverão mensagens e menos ainda vão te ligar! E é assim… o que IMPORTA para você? Essa resposta é PARTICULAR sua e ninguém pode te julgar.
Sobre ser expatriada: A verdade é que se a pessoa se faz presente na sua vida, não importa se ela escreveu no dia certo do seu aniversário ou depois; a vida está corrida, os dias passam, as atividades nos engolem…eu tento fazer questão de escrever e até ligar nos aniversários- mas, essa sou eu! Eu escrevo para pessoas especiais para saber como elas estão, mas, se com o tempo, sinto que não é recíproco, os laços vão se desfazendo. Quando você muda de país, existe a distância física- óbvio, mas, existe a distância emocional, e essa está nas nossas mãos. Com o passar do tempo a “lista de pessoas a serem visitadas” diminuem- e pasmem, muitos nem vão ligar e nem saberão quando você está de volta no país. No começo vai doer, depois você aprende! E essa é a realidade do expatriado- a escolha foi minha, certo?! Não é bem assim! Relacionamento é uma troca.
A escolha de mudar com minha família sim, a escolha de viver uma experiência fora, conhecer nova cultura, línguas e pessoas foi minha; ou melhor, nossa- mas, a escolha de se afastar e não se importar não é minha. Qualquer relação tem dois lados- lembre-se disso.
Outro aprendizado como expatriada foi que toda mudança gera rupturas. É preciso humanizar as mudanças, aceitar as fases e os sentimentos confusos é acreditar que a escolha BOA é aquela que te traz PAZ. E hoje, eu posso dizer que estou em paz!
E algo que gosto sempre de relembrar é que o maior estudo sobre a felicidade em adultos- um estudo que começou somente com homens, mas, hoje também abrange mulheres; revelou que o maior responsável pela felicidade no ser humano é o relacionamento. Aqui está o site oficial sobre este estudo = Harvard study e a conclusão oficial foi:
Bons relacionamentos levam à saúde e à felicidade.
É a relação que você tem com as pessoas, são suas amizades, como se relaciona com sua família, com seu parceiro ou parceira- isso é o que realmente importa para ser feliz. E quando você muda de país é preciso construir novos relacionamentos. Você “deixa” amizades de anos no seu país ( não deixa emocionalmente, cada conversa boa que tenho por vídeo chamada! ) e preciso construir novas. Não pense que é fácil. E muitas vezes, quando faz, elas vão embora também- Panamá é um país de muitos expatriados e eles vão e vêm…
O aniversário significa mais um ano completado- 365 dias onde tivemos altos e baixos, esse é o verdadeiro ano novo. O momento de olhar para sua história: o que você fez de diferente no último ano que merece ser celebrado? Quais foram suas novas conquistas? Um esporte novo, um hábito novo, uma nova língua, aprendizados novos, marcos profissionais ou pessoais… tudo vale!! O que deixou para trás? O que não te serve mais?
O que planeja para os próximos 365 dias? Você já começou a visualizar o que quer conquistar, aprender ou deixar para trás no próximo ano? “Claro que não, isso eu só vou fazer dia 31 de Dezembro”…. óbvio, assim você tem mais um tempinho de procrastinação né?
Aniversário OFF: eu recomendo!!! Estávamos em Curaçao, e não tinha roaming- eu paguei, mas, não teve! Compramos um chip de dados para poder usar o Waze e nos comunicar com nossos amigos; mas, internet mesmo só em casa! Observação: Curaçao oferece wi-fi gratuito em praticamente todos os lugares. Mas, eu preferia nem conectar. Então, realmente, curti a praia, as pessoas que ali estavam comigo, sem ansiedade, sem frustração. Na praia, pisando na areia, sentindo a água salgada e vendo o Sol pouco a pouco descer no horizonte. No final do dia e à noite, falei com os que me ligaram e respondi as mensagens do Whatsapp aos poucos e segui nos outros dias. Leve e solta!
Outro insight aqui foi sobre a felicidade. Quando vamos parar de depositar a nossa felicidade somente no futuro- somente no QUANDO ou no SE. Nesse aniversário eu terminei o dia vendo o pôr do Sol, jantando na praia e pensando o quanto sou feliz e o quanto sonhei com isso!
Me lembrei do post que publiquei antes que vou deixar aqui abaixo:
Exercício para o aniversário: faça uma lista de suas conquistas até aqui, faça uma lista do que não deu certo (para aprender e não se julgar ou culpar) e faça uma lista do que ainda deseja conquistar com os próximos aniversários:
daqui 1 ano eu quero…
no meu aniversário daqui 5 anos eu quero…
no meu aniversário daqui 10 anos eu quero…
É super interessante ver os resultados e sempre ir reescrevendo o que deu certo e não deu certo.
Compartilhem comigo um pouco sobre esse tema, gostaria de saber a sua opinião!
INSIGHT DIGITAL
Outro tema que já trouxe diversas vezes foi sobre a frustração que as redes sociais nos geram hoje em dia, nos dando a sensação que somos fracassados. Se você é CLT, ou uma pessoa que não fatura milhões no digital, não vive viajando, entre outros- você não deu certo!!!
Para mim, aparece diversas pessoas, na maioria das vezes, mulheres (por causa do algoritmo) me dizendo que eu deveria estar ganhando 7 dígitos no digital e viajando o mundo. Sabe que pensei nisso várias vezes, e como sou determinada busquei todas as opções e preciso dizer que
1- Não funciona para todos, e está tudo bem. Eu mesma, nunca consegui abrir mão do seguro, do certo pelo duvidoso- talvez por causas psicanalíticas, por medo e insegurança.
2- Nem todos querem essa vida do digital. Estimulei muito meu marido a fazer isso e ele não gosta e nem quer tentar. Eu aprendi a respeitar.
3-Muitos são felizes com a vida e a profissão que escolheram: imaginou se todos os médicos, advogados, professores, dentistas, fisioterapeutas largassem os trabalhos de CLT, ou por hora que ganham para viver do digital, sem nada presencial? Como seria?!
4-E para as mães que muito se iludem e se frustram: calma, vai devagar. Com filhos, ser nômade digital pode ser um grande desafio, viajar mensalmente com o digital pode não ser a sua realidade- a minha não é! Deixar meus filhos para viajar um final de semana já é quase impossível; tenho um casamento em Maio de 2025 e não sei se conseguirei ir; pois, com quem os deixaria aqui?! Imagina pensar nessa vida linda e perfeita de viajar sempre?! Meu filho já não pode faltar mais no colégio ( e pasmem: ele não quer faltar!!), a menor em uma fase muito importante da adaptação e alfabetização também não pode. Você pode trabalhar no digital SIM e buscar ter seu ganho financeiro, e por que dizer independência financeira? Qual o problema de ganhar dinheiro em conjunto com seu parceiro ou parceira? Busque a sua realização e não o que as redes sociais dizem que você DEVE conquistar!
O que quero dizer: é preciso saber o que você realmente quer, o que está disposto ou disposta a enfrentar, quais são os desafios que quer, quais são os seus objetivos e qual é o seu plano A ou B? E te digo mais: tem espaço para todos, e você vai precisar se esforçar!! O digital não é fácil, ele é como qualquer outro trabalho: você precisa se dedicar e fazer o básico bem feito. A verdade é: flexibilidade você tem, e a agenda é sua- mas, é preciso disciplina para fazer dar certo.
Recomendo muito o conteúdo da
e da sobre o digital e como elas levam a vida delas com o melhor que o digital pode oferecer. O conteúdo da traz muito sobre como ela enfrentou o digital, o burn out e como ela usa o digital hoje.Eu acredito também no melhor dos dois mundos e é isso que eu acredito: eu nunca vivi do digital, já me frustrei muito nesse meio; mas, foi ele que me trouxe muitas oportunidades, network, aprendizado- e por isso sou muito grata! Use o digital a seu favor; mas, não o deixe ditar os seus passos.
Uma dica: faça como eu: inicie uma limpa nas suas redes sociais! Siga o que realmente te agrega!!! E se quer seguir de fato: busque uma boa mentoria! Posso indicar:
Marcus Dutra e Myca Borges
Paty Perdigão e Mentorise.
Esses eu conheço, já fiz curso e mentoria com eles. E aprendi demais- talvez, faltou colocar tudo em prática e essa é a diferença de curso e mentoria. Às vezes, você é como eu e gosta de ter uma guia para algumas atividades; ou pode ser mais independente; busque o que faz sentido para você! Qualquer dúvida ou comentário, vou adorar saber!!
“ PERFECCIONISMO É O MELHOR AMIGO DA PROCRASTINAÇÃO”
Ric Basaglia.
Essa frase é outra forma de dizer que o perfeccionismo é a porta aberta para a Síndrome da impostora. E isso vale para tudo!! Conversando com uma amiga em Curaçao- não sei se ela vai ler, mas se ler, vai lembrar da nossa conversa; falávamos sobre ter tanto para compartilhar e não saber como e por onde começar. Outro dia, conversando com a Ju, uma amiga morando no Canadá ela me fez feliz dizendo “poxa, acho que não tem ninguém que eu conheça que sabe mais de Ayurveda do que a Paty” e aquilo me encheu de orgulho próprio. Como é díficil para nos reconhecermos no que somos bons, né? Se pedirmos uma lista do que somos ruins ou nossos defeitos ela sairia mais rápidos?
Queremos ter tudo pronto, tudo perfeito para iniciar; mas, isso torna tudo mais difícil. O que é ser perfeito?
No curso “A coragem de Voar” da
ela disse“Quando os desafios surgem, começa a aventura”
E ela finalizava dizendo: agora, você está pronto. É preciso começar!
Afinal, a informação só se pode tornar sabedoria quando ela é colocada em prática. Você já pensou que a sua vida hoje, pode ser o que muita gente desejou? Você já pensou quantas pessoas chegou a inspirar com suas atitudes, frases e o que compartilha da sua vida, do seu conhecimento? Claro que não temos controle sob o resultado do outro; mas, para ter IMPACTO é preciso gerar TRANSFORMAÇÃO. E para que essa sequência aconteça é preciso AÇÃO!
Portanto, a dica é o seguinte:
Comece com o que tem hoje e acredite no que tem para compartilhar; você tem algo a dizer; e sempre terá alguém precisando ouvir. O básico para você, pode não ser muito básico para alguém! E isso aprendi quando eu fiz a minha série de vídeos sobre o açúcar. Para mim, eram conceitos que acreditava que a maioria já sabia, e insistiram para fazer! Fui lá e gravei! Compartilho aqui com você ! Não repare, foi o início dos vídeos, espero ter melhorado desde então. Mas, sabe o que foi interessante observar?
Naquele momento eu fui e gravei!!! Desafio do açúcar aqui está o link para acessar estes vídeos!
Estudei, preparei o conteúdo e gravei. Tivemos centenas- isso mesmo, centenas de pessoas participando do desafio, tivemos o ebook e tudo. Eu não fiquei esperando estar perfeito, e saiu lindo! Mas, com o tempo, ficamos mais exigentes ou com mais medo? Não sei dizer…
E finalizo com alguns desejos:
Que você nunca perca a curiosidade de aprender,
Que você se desafie a mudar,
Que não tente agradar a todos,
Que faça escolhas que te tragam paz,
E que sua vida seja interessante (uma amiga me desejou isso para meu aniversário!), pois, a felicidade pode ser momentânea segundo estudos sobre a felicidade realizada por neurocientistas.
E claro, que tenha saúde para viver tudo isso e viver BEM!
E aí o que achou?
Te vejo na próxima!
Beijos
Que honra aparecer por aqui Paty, e que delícia te ler e ver tanto crescimento! Parabéns, que seja um bovo ciclo de muitas coisas boas, você merece!❤️🔥
Pati! Obrigada pela citação. E estamos conectadas: acabei de subir uma edição falando exatamente pra gente se jogar, sem medo nem autojulgamento!