Um bom filho à casa retorna.
Aqui estou eu, de cabeça um pouco baixa; não porque fiz algo errado; mas, porque não tive forças para sentar e escrever. Agora, simplesmente, vieram 4 temas para sentar e escrever… que terapia é esta (de escrever). Luiza pediu para ver um desenho, e hoje resolvi dizer simplesmente, SIM, pode assistir. Sem trazer o tema das telas, sem dizer o quanto eu não gosto de telas e vejo o efeito dela ao meu redor. Como ouvi de uma pessoa querida: a tela para eles, é muitas vezes, um tempo para a gente. Me julguem; eu deixei!
Hoje, quarta-feira, chegamos ao meio da semana e que tal uma pausa?
Peguei meu vinho aqui e volto a escrever para vocês…
( Parêntesis aqui: o ato de escrever, diariamente, sobre o seu dia é terapêutico; em inglês, isso se chama “journaling”)
Vamos ao título: Uma taça de vinho.
Ao ver essa figura, o que ela significa para você? Hoje, entendi que frases como “Hoje, eu quero uma taça de vinho…” significam muito mais que a vontade de tomar o vinho, de fato. E calma lá…eu amo o sabor do vinho, amo saborear e aprender sobre os diferentes sabores. Mas, acredito que o tomar uma taça de vinho pode vir carregado de muito mais. Esse simples ato pode significar ou remeter a:
preciso de um espaço para mim, preciso fazer algo sem razão nenhuma, sem objetivo e metas.
quero simplesmente tomar um vinho e não pensar em mais nada
o tempo podia parar um pouco e me deixar respirar,
queria alguém agora para olhar para mim e não precisar dizer nada, talvez me abraçar, talvez falar sobre coisas bobas… (não me venha com conversa séria se me convida para um vinho hehehe)
programar uma viagem,
assistir um filme,
um bom papo com amigas,
um bom papo com o parceiro ou parceira,
um jantar gostoso com a família,
relembrar bons momentos.
ler um livro,
Pode ser viver como um centenários das "blue zones” _ aí vou te achar bem NERD, mas, assim sou eu, amante das blue zones
De uma forma ou de outra, esse “hoje vou tomar uma taça de vinho” te traz leveza, paz, espaço, calma….
Vinho me traz bons momentos com minha família, com meu avô, viagensSem brincadeira, esse momento sim existe nas zonas azuis- relembrando, que essas regiões são aquelas que onde vivem os centenários; e vivem bem e saudáveis! Não tem jeito, vou fazer um post só sobre esse tema, já enrolei demais. Chama-se “wine at five". Na verdade, isso faz parte de um dos pilares desses centenários; relaxar ao final do dia, viver em comunidade, estar mais com a família e amigos e juntos, tomar um vinho.
Não estou aqui para trazer os benefícios do vinho- mesmo tendo sido o tema do meu primeiro artigo científico publicado na vida; ainda como estudando de medicina. Se você buscar vai encontrar artigos falando bem e outros falando mal: assim como o ovo, leite e derivados e assim por diante. O fato é: não estamos falando “hoje vou tomar uma garrafa de vinho”e sim, uma taça. Estou aqui para te fazer uma provocação:
O que você está buscando com essa taça de vinho?
Semana passada fiquei uns dias com minha pequena Luiza, somente nós duas. E foram dias intensos; pois adicionei o propósito de evitar telas ao máximo. Então, quando ela chegava da escola , meu foco era ela até dormir. Depois, eu trabalhava novamente. Final de semana sem pausas, brincar, passear, brincar, passear. Alguns momentos eu pensava: hoje eu vou tomar uma taça de vinho- mas, talvez eu quisesse um momento só meu, um respiro- e isso não está errado e nem me sinto mal por isso. Mas, quando chegava o final do dia, estávamos tão cansadas… que só queria banho e cama.
Depois de alguns momentos desafiadores - que virei compartilhar na próxima newsletter sobre “o nosso sexto sentido” , eu também pensei: hoje, tomo uma taça de vinho"…mas, não tomei. Pois, o que talvez eu queria, era falar, dividir…
Essa pausa que essa taça de vinho representa tem muito valor e devemos respeitá-la.
O que está buscando?
**A Pausa na Taça**
Na curva suave da taça,
encontro a pausa do meu dia,
o vinho, rubi ou dourado,
traz consigo a calmaria.
No rodopiar do líquido,
histórias se entrelaçam,
na profundidade do silêncio,
os pensamentos se espaçam.
Cada gole é um momento,
uma fuga do presente,
no aroma, uma lembrança,
na textura, o sol poente.
É na taça que repousa,
a alegria e o sossego,
na partilha, a amizade,
no silêncio, o aconchego.
Minha autoria com melhoria do chatGPT.
Me conta, o que achou desse texto?
Você já pensou qual seria sua motivação para uma taça de vinho? lembrando que pode ser simplesmente degustar um bom vinho!!!!
se hoje sentássemos para um bom vinho, qual seria o tema da conversa?
Te espero na próxima newsletter!!!