Resumo do tema: tendências em bem estar
Você é amante do tema? Acho super interessante compartilhar esse tema, pois abordamos saúde, inovação, tendências, viagens, esportes e outros temas todos juntos; e de uma forma leve e curiosa!
Voltando … com um tema que amo, assim, fica mais fácil de recuperar a semana perdida. Sim, eu falhei. Mas, assumo e firmo meu compromisso.
Não lembro se já compartilhei com vocês que sempre quis ter uma consultoria de Spa, ou melhor, eu queria ter um SPA na praia.
Minha paixão pelo tema de Bem estar é bem antigo e amo compartilhar as tendências. É um tema leve e interessante.
Vamos ao que querem saber; hoje, vou compartilhar duas grandes tendências que me chamaram a atenção nas últimas semanas.
1-The Longevity Vacation: Poolside Lounging With an IV Drip. The latest trend in wellness travel is somewhere between a spa trip and a doctor’s appointment
Tradução: As férias de longevidade: relaxar à beira da piscina com soro intravenoso. A última tendência em viagens de bem-estar está em algum lugar entre uma viagem ao spa e uma consulta médica.
Comecei por esse, pois existe uma certa má conduta nesse tema em diversos países e decidi trazer o quanto essa prática tem sido uma tendência.
Four Seasons Resort Maui offers a ‘fountain of youth’ infusion. PHOTO: FOUR SEASONS RESORT MAUI
As pessoas que têm a fixação de otimizar a sua saúde pessoal estão a realizar atividades de viagem que esperam que as ajudem a manter-se saudáveis durante mais tempo. Faz parte de um interesse mais amplo na longevidade que, muitas vezes, se estende além da medicina tradicional. A popularidade destas viagens e tratamentos dispendiosos está a aumentar à medida que o dinheiro é investido no mercado global de viagens de bem-estar.
Em resorts de luxo, os hóspedes agora podem encontrar testes de idade biológica, gotas de vitamina intravenosas à beira da piscina e terapia com células-tronco. Os preços podem variar de centenas de dólares para injeções e soros a dezenas de milhares para procedimentos mais invasivos, que vão muito além das ofertas padrão de bem-estar, como ioga, massagens ou tratamentos faciais. Pode-se dizer que a oferta é extensa!
Algumas viagens inspiradas na longevidade concentram-se em tratamentos, enquanto outras se concentram mais em mudanças sociais e de estilo de vida. Isto inclui programas que prometem ensinar aos viajantes os segredos dos centenários nas famosas “blue zones”ou “zonas azuis” que sempre me encantaram.
Os turistas de longevidade ajudam a alimentar o mercado global de turismo de bem-estar, que deverá ultrapassar 1 bilião de dólares em 2024, acima dos 439 mil milhões de dólares em 2012, de acordo com a organização sem fins lucrativos Global Wellness Institute. Cerca de 13% dos viajantes dos EUA participaram de atividades de spa ou bem-estar enquanto viajavam nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa de 2023 do grupo de pesquisa de mercado Phocuswright.
Opinião médica em comum:
Alguns estudos sobre certos tratamentos de bem-estar não invasivos, como saunas ou mergulhos frios, sugerem que eles podem ajudar as pessoas a se sentirem menos estressadas ou proporcionar algum alívio temporário da dor ou melhora do sono. Outros sobre reposição de nutrientes de acordo com as indicações, sim trazem benefícios.
Os médicos pregam cautela, observando que é improvável que muitos destes tratamentos tenham sido aprovados pela Food and Drug Administration, ou por outros órgãos regulatórios, como o Europeu; produzindo, na melhor das hipóteses, um efeito placebo e, na pior das hipóteses, trazendo consigo o potencial de danos. Procedimentos que envolvem perfuração da pele, como terapia com ozônio ou gotejamento intravenoso, apresentam risco de possível infecção, contaminação e interações medicamentosas, e é preciso ter INDICAÇÃO para fazê-lo.
Os médicos dizem que os viajantes podem ter maior probabilidade de obter benefícios para a saúde ao se concentrarem em um objetivo comum de férias: apenas relaxar.
Mas, a idéia aqui era trazer as tendências!!
Fonte: Just What the Doctor Ordered: An IV Drip While on Vacation'. April, 16.2024
2- This ancient practice has become 2024's biggest wellness trend
Ayurveda is sparking a return to back-to-basics wellness.
Traduzindo: a Ayurveda está de volta na tendência do Bem estar
Resumindo o tema para começar: Ayurveda é um antigo sistema holístico de medicina que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. É derivado das palavras sânscritas “ayur”, que significa vida, e “veda”, que significa conhecimento ou ciência.
Central para a filosofia ayurvédica é a crença de que cada pessoa é composta por uma combinação única dos cinco elementos: ar, água, fogo, terra e éter (espaço). Esses elementos se combinam para formar três tipos distintos de mente-corpo ou doshas: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água). Segundo o Ayurveda, manter o equilíbrio desses doshas é essencial para uma boa saúde, enquanto desequilíbrios podem levar a doenças.
Os praticantes ayurvédicos usam várias técnicas para restaurar o equilíbrio, incluindo remédios fitoterápicos, ajustes dietéticos, massagem, ioga, meditação e práticas de limpeza, como terapias de desintoxicação ou purificação conhecidas como Panchakarma.
Muitas vezes, pensamos que a Ayurveda são terapias complicadas, caras e cheias de
Por que o Ayurveda está em alta agora?
A lenta recuperação de antigos rituais de beleza e bem-estar no Ocidente não mostra sinais de diminuir, muito pelo contrário, eles voltaram a crescer. Em parte, isso se deve ao fascínio de um momento mais simples, sem uma rotina de beleza de 15 passos todas as manhãs e noites. Mas, também se trata de nos reconectarmos com nós mesmos, algo que a beleza ocidental muitas vezes ignora.
Akash Mehta, empresário e cofundador da Fable & Mane, explica: “As pessoas procuram mais significado e equilíbrio nas suas vidas, por isso procuram culturas antigas como a Índia em busca de sabedoria e remédios holísticos que foram comprovados há mais de 5.000 anos. . A popularidade das práticas de ioga e meditação também deu origem a um interesse no bem-estar e na beleza ayurvédicos.
Atualmente, fala-se muito da desconexão entre nossos corpos e nossas mentes; e essa pode ser a razão pela qual o mercado global de produtos Ayurveda está passando por um grande crescimento. Seu tamanho de mercado foi avaliado em 6,50 bilhões de dólares em 2020 e deverá atingir 21,12 bilhões de dólares até 2028. Esse aumento se deve a diversos fatores; um deles, tem sido o aumento das viagens à India e outros locais que oferecem esses tratamentos, alimentando o turismo de saúde e bem estar. Esse aumento também pode ser devido à demanda dos consumidores por clareza nos ingredientes de beleza. O padrão ayurvédico mais fundamental é que ‘se você não pode comê-lo, não use na pele. Nesse sentido, o Ayurveda foi pioneiro na ideia de Beleza Limpa, e também tem sido um ramo de mercado com um grande crescimento.
Eu sou suspeita em falar desse tema, fiz uma formação e me apaixonei. Aplico Ayurveda em coisas simples do meu dia a dia: desde raspar a língua pela manhã, tomar shots e chás de acordo com a forma que me sinto, respeitar os horários do meu corpo, massagens entre outras.
Fonte: Global Wellness Report Abril, 2024 & https://www.cntraveller.com/article/this-ancient-practice-has-become-2024s-biggest-wellness-trend
O que você pensa desse tema?
3-Future Med: Changing Healthcare from Reactive to Proactive
Tradução: Futuro da Medicina- mudando o cuidado com a saúde do reativo para o proativo.
Aqui é um resumo de um podcast super interessante sobre novos modelos de negócios no crescente mercado de longevidade, conversando com Bill Kapp, MD, CEO da Fountain Life. Iniciado por Tony Robbins e Peter Diamandis, MD, o modelo clínico pioneiro da Fountain Life - combina medicina de concierge (individualizado, isto é, sob medida) com diagnósticos de precisão - está aproveitando tecnologia e dados de ponta para mudar os cuidados de saúde de reativos para proativos, garantindo que você possa viver sua melhor vida, por mais tempo. Neste podcast também tem a jornalista e cofundadora da Well + Good, Alexia Brue, que explora a ciência por trás da detecção precoce de doenças, o poder da IA (inteligência artificial) na saúde pessoal e como a Fountain Life se tornou um exemplo do “economia” de longevidade interconectada estimada em US$ 610 bilhões até 2025 – uma tendência apresentada no relatório de tendências globais The Future of Wellness 2024 da Global Wellness Summit. Neste bate papo é revelado o negócio do bem-estar, esclarecendo como a medicina e o bem-estar se cruzam no mercado de longevidade em rápido crescimento.
Se entende bem inglês, aqui está o link:
A missão desse grande centro tecnológico de saúde é “Transformar o atual sistema de saúde num sistema proativo e baseado em dados, que nos permita aumentar a longevidade e detectar e tratar doenças mais cedo do que nunca”.
Acreditamos que a humanidade está no meio de uma revolução na saúde. A convergência de tecnologias exponenciais, como inteligência artificial, genômica, terapia genética, medicina celular e sensores, está a permitir-nos compreender o porquê e como envelhecemos — e talvez como abrandar, e até mesmo desacelerar o envelhecimento- seria essa a melhor coisa a fazer? É isso que você busca?
Concordamos com os especialistas que prevêem que os avanços que fazemos hoje nos permitirão acrescentar décadas à expectativa de saúde humana.
A missão na Fountain Life- empresa em questão no Podcast é maximizar a saúde e a vitalidade de seus membros usando diagnósticos avançados para detectar doenças antes que elas se manifestem, permitindo que os membros se mantenham saudáveis e implementem os avanços de longevidade que correm em nossa direção antes que apresentem sinais ou sintomas.
Quero saber sua opinião, tenho meus contrapontos e vejo vantagens na tecnologia.
Acredito ainda que nossos hábitos são responsáveis por grande parte da forma COMO envelhecemos. E você?
Me conte sua opinião sobre esse tema!!
Logo logo tem mais tendências sobre o tema!
Nos vemos na próxima semana!
Beijos