Newsletter by Dra.Paty Savoi

Newsletter by Dra.Paty Savoi

Share this post

Newsletter by Dra.Paty Savoi
Newsletter by Dra.Paty Savoi
Pão e o açúcar: seriam mesmo os vilões do emagrecimento? O que constatei na Quaresma.

Pão e o açúcar: seriam mesmo os vilões do emagrecimento? O que constatei na Quaresma.

Um pouco de alimentação, disciplina e espiritualidade. Ao menos, curioso né?

Avatar de Patricia Savoi
Patricia Savoi
abr 21, 2025
∙ Pago
2

Share this post

Newsletter by Dra.Paty Savoi
Newsletter by Dra.Paty Savoi
Pão e o açúcar: seriam mesmo os vilões do emagrecimento? O que constatei na Quaresma.
Partilhar

A grande maioria sabe que a Quaresma é um momento de Jejum- e quando estudamos, não se fala somente de jejum de comida; pode ser jejum de falar mal dos outros, de julgar, de ter inveja entre outras atitudes.

Mas, aqui quero trazer não o que eu aprendi; e sim, o que eu já sabia, mas esses 40 dias me ajudaram a corroborar.

Não é o açúcar e o pão que te fazem engordar ou te impedem de emagrecer.

Ou melhor, não é somente o açúcar e o pão. É muito mais que eles.

brown wooden rolling pin beside brown wooden rolling pin
Photo by tabitha turner on Unsplash

Vamos começar por aquilo que precisa ser dito:

Açúcar

Eu não vou negar que o açúcar é inflamatório, que o açúcar- em excesso, contribui para o ganho de peso, para a acne, para a diabetes, e entre outras patologias. Não vou negar que o açúcar pode viciar; pois ele tem o mesmo efeito no nosso cérebro, ou melhor, ele age nas mesmas vias da cocaína e a dopamina- o hormônio da felicidade e isso é super importante.

Posso dizer também que a inflamação causada pelo açúcar é prejudicial a crianças hiperativas, crianças autistas de uma forma visível.

Convido vocês a conhecerem a série que eu fiz de vídeos sobre o açúcar há alguns anos atrás quando fui uma das primeiras a lançar o desafio sem açúcar. Hoje, deixo aberto todos os vídeos com os ensinamentos e dicas em cada um deles! O link para essa série no meu You tube se encontra aqui abaixo( com disclaimer que os estudos sobre o açúcar evoluíram muito e mais achados tivemos); mas, o conteúdo que compartilho vai te ajudar a aprender e tirar as suas próprias conclusões; pois, nem tudo pode parecer óbvio.

Desafio sem açúcar liberado

Vamos ao segundo ponto: Pão

Aqui também podemos passar muito tempo falando sobre ele alimento que de sagrado virou o vilão. Mas, temos tanto para falar dele. Seria ele o grande vilão? Eu diria NÃO.

Mas, deixo a recomendação de um livro antigo aqui “Barriga de trigo” do Dr.William Davis; não para assustar ou pelo radicalismo; mas, para entender um pouco sobre a história da modificação do trigo e da nossa alimentação e porque o trigo que consumimos hoje ( do lado Ocidental) pode ser muito mais maléfico que o trigo de antigamente, e inclusive o trigo consumido em alguns países da Europa.

Barriga de trigo: Livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais e descubra  seu caminho de volta para saúde | Amazon.com.br

Importante dizer: Não estou falando aqui sobre o glúten e as intolerâncias relacionadas a ele, as dermatites causadas pelo trigo e menos ainda sobre a Doença celíaca onde o paciente jamais pode consumir glúten. Estou falando de toda a teoria que se tirar o pão e o açúcar você simplesmente perde peso- e não é assim.

Eu fiquei 40 dias sem açúcar e sem pão

E não emagreci.

Que fique claro, eu consumia frutas- e claro, a melhor combinação para matar a vontade de comer doce: morango com tâmaras. Eu não troquei o açúcar pelo adoçante. Não comia chocolates cheios de adoçante, ou bolos de saquinho com adoçante e menos ainda sorvetes ou barras industrializadas. Aprendi receitas novas, o que não significa que todas eram baixa caloria, mas, não tinham açúcar industrializado. Não comi pão, mas comi massas e pizza.

Vinho eu busquei aqueles que não adicionam açúcar para fermentar mais rápido- isso é uma prática em alguns vinhedos, inclusive no Brasil. Mas, não foram todos os finais de semana que tomei.

Mas, eu mantive o meu peso.

Fiquei 2 meses sem treinar como treinava antes. Dois meses sem fazer aeróbico intenso, sem futebol, sem corrida. Mais de um mês sem treinar membros inferiores. Dia 19 de Febrero tive uma lesão muscular importante com rompimento de fibra muscular-conclusão: dor e fisioterapia 3 x semana. Foi frustrante. Caminhar doía. E duas semanas depois, comecei a quaresma.

Sem muita atividade física, sem pão, sem açúcar.

Cresci muito na espiritualidade e na fé. Acompanhei o rosário do Frei Gilson no Brasil diversas madrugadas, não faltei à missa. Mas, isso é papo para a próxima newsletter: espiritualidade e longevidade.


Dietas restritivas: o que sabemos sobre elas?

silver fork and knife on plate
Photo by Thought Catalog on Unsplash

Você já tentou cortar tudo: açúcar, glúten, carboidratos, jantares fora de hora… e ainda assim sentiu que o resultado não durou? Você não está sozinha.

A verdade é que o caminho da privação pode até funcionar por um tempo, mas tem um preço alto — físico, emocional e metabólico.

📊 Estudos mostram que até 95% das pessoas que fazem dietas restritivas recuperam o peso perdido em até dois anos. Ou seja: quase todo mundo! Nosso corpo interpreta dietas muito severas como ameaça e ESTRESSE, e ativa mecanismos naturais para nos proteger — como reduzir o metabolismo, aumentar o apetite e intensificar a vontade de comer alimentos energéticos. (Mann et al., 2007)

Além disso, dietas muito restritas:

  • Reduzem energia e concentração

  • Causam irritabilidade e compulsão

  • Levam à perda de massa muscular

  • Podem gerar deficiências nutricionais

  • E pior: aumentam o risco de desenvolver transtornos alimentares

⚠️ O famoso efeito sanfona (emagrece-engorda) também prejudica a saúde metabólica e aumenta o risco de doenças como diabetes e hipertensão.

A ciência também mostra que é possível emagrecer e manter o peso comendo bem, sem restrições extremas, quando focamos em mudança de comportamento, alimentação equilibrada e estilo de vida. E eu aprendi isso na quaresma! Não é simplesmente excluir um ou dois alimentos que seu peso vai mudar. Perder peso é sobre autoconhecimento, constância e personalização, não sobre sofrimento.

🌱 Ao invés de perguntar “o que eu preciso cortar?”, talvez a pergunta mais potente seja: “o que meu corpo precisa hoje para funcionar melhor?” Quais hábitos preciso mudar? Seriam as combinações que eu faço ideais para o que eu preciso nesse momento ou as quantidades estão corretas? E acima de tudo: consumo a quantidade de proteínas necessárias para manter meu corpo saudável?!

Não são perguntas simples… no processo de emagrecimento temos um conjunto de peças para serem montadas no quebra-cabeça- tirar a peça do açúcar e a do pão não será suficiente. Entender a sua relação com a comida é muito mais importante.


O que quero trazer com a minha experiência: deixei de comer pão e açúcar por 40 dias, fiquei sem fazer exercícios como estava acostumada por 2 meses e mesmo assim, meu peso se manteve constante.


Disclaimer: não estou dizendo para comer desenfreadamente, desesperada e muito menos, que vou sair da quaresma e comer todo o açúcar do mundo. Pois, essa redução melhora acne, melhora tpm, melhora intestino e outros pontos do nosso metabolismo. E sim que tenhamos mais consciência, que vivamos com menos restrição, regras e dietas ditadas por pessoas que nem profissionais da saúde são.

Esses dias eu recebi pelo algoritmo diversas pessoas que passaram por processos de emagrecimento, estão com corpos estruturais dando cursos de emagrecimento e exercicios físicos sem fundamentos nenhum- e isso é perigoso. Fora diversas que garantem cursos de emagrecer, mas, não compartilham os remédios e apoio que tiveram.


E me conta nos comentários: você já passou por esse ciclo de dieta e frustração? Como foi a sua experiência?

A partir daqui compartilho um conteúdo exclusivo para assinantes sobre como melhorar nosso sistema digestivo e nossa relação com a alimentação com base na Ayurveda. Assine para ter acesso ao Conteúdo sobre digestão, toxinas, dicas de mindful eating e como se alimentar melhor.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Patricia Savoi
Publisher Terms
Substack
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar