Envelhecer pode ser difícil; mas, para a mulher, pode ser ainda pior!
E os vôos seguem alimentando minha newsletter.
Esse texto é para quem já chegou, quem já passou e quem ainda não chegou aos 40 (mas, vai! Porque não dá para parar no tempo!) - um grande marco desde sempre!
Quem nunca pensou: “quando eu chegar aos 40…”
…podia pensar que já estaria rica, já estaria estável profissionalmente, podia pensar que já seria uma velha sem graça… eu, de verdade, não lembro muito o que eu pensava. Talvez, não pensasse tanto assim.
Há alguns meses eu me comprometi a começar uma newsletter sobre saúde da mulher; e eu iria focar acima dos 40.
Bom, um furacão passou na minha vida e da minha família nos últimos meses! Muitos têm acompanhado …
Tenho tentado me organizar e agora estou pronta (por sinal, a próxima newsletter é sobre como a maternidade me ajudou a focar em mim- parece contraditório; mas, é o papo para a próxima!) para lançar esse compromisso rico em conteúdo que vai te ensinar muito sobre saúde da mulher e bem estar.
Envelhecer… isso ecoa “ficar velha”. Bom, de fato nossas células envelhecem, algumas se renovam,diariamente, outras; não. O colágeno diminui; a elasticidade da pele também (claro que temos ferramentas para driblar isso; e estou sem coragem ainda para tentar); é preciso se esforçar mais para manter ou criar os músculos (teremos uma newsletter sobre isso) e para perder a gordura então, vix nem se fala!! Mas, tudo isso a gente enxerga né?! É mais fácil pensar nisso.
Mas, temos que pensar nos nossos ossos que não vemos- e por isso, alimentação, Sol (vitamina D) e esporte acaba sendo essencial ao nosso bom envelhecimento- porque eles atuam naquilo que não vemos! Na nossa saúde cardiovascular (🫀), nos nossos hormônios, no nosso humor, entre outros.
A mulher carrega o próprio peso do envelhecimento, o peso da estética: ai esse é tão individual e pode ser tão doloroso. Eu acredito que em algum momento, esse peso pode ser mais ou menos pesado; vai depender de toda a sua vida até esse momento. Eu sofri muito mais ( e poucos imaginam como) quando era jovem, ali perto dos 15anos. Odiava espelho, roupas nunca estavam boas, roupa curta de jeito nenhum- lembro um dia numa loja chamada Opera Rock que provei um vestido curto para mim e disse NÃO! E meu pai sentado me disse: vai querer ser aquelas “velhas” que competem com as jovens meninas e usar vestidinho curto?!” Não estou ofendendo quem usa; mas, era a opinião do meu pai talvez para me convencer de que eu podia usar aquele vestido ; pois, se fosse tão curto ele diria não😂.
Acho que muitas de nós temos mais medo de como vamos parecer ao envelhecer do que como estaremos de saúde ou profissionalmente; ou até mesmo em nossas vidas pessoais.
E é preciso dizer que esse conceito muda também de país a país; mais acentuado em alguns no continente americano e menos em outros no continente europeu.
Existem exceções em todos os lugares; o mundo é diverso.
Agora, só para reforçar: o número de sobrepeso e obesidade vem crescendo de forma alarmante, principalmente nos jovens e isso terá um impacto significativo nem envelhecimento futuro dessa população. Independente da estética, é preciso ter muito cuidado!!!
Eu já escrevi isso antes; passei a me sentir melhor fisicamente próxima dos 40- não sofri de chegar aqui; já quase chegando aos 41 agora. Entendi que muito cresci e amadureci; entendi o que importa mais; aprendi que para cuidar dos outros, tenho que cuidar de mim. Aprendi a olhar o espelho como um aliado; pois tenho um filho que diz “mamãe sua perna é grossa né?!” Kkkkkk e eu explico que é o modelo do corpo dq mamãe e que ele tem um modelo mais “magrinho” assim como outras pessoas que conhecemos; isso já foi um problema para mim no passado; hoje, aprendi que é assim e pronto; mas, posso melhorar (deixar mais “dura” essa coxa, cá entre nós).
Essa preocupação, talvez mais acentuada na mulher deriva, provavelmente, do fato de vermos muito notícias “J Lo desfila seu corpo em forma aos 50 anos… Paola De Oliveira mostra celulite na praia (celulite= inflamação da pele; muito;mas, muito comum na mulher; principalmente, em certos tipos de desenho corporal); Pierce Brosnan em forma, desfila com sua mulher acima do peso …” e etc
Temos também muitas cantoras e músicas que usam o corpo feminino como uma forma de poder, exposição ou até de forma agressiva e você tem direito de se conectar e identificar com o modelo que quiser.
Busque os exemplos, os modelos ou arquétipos- como se diz hoje em dia; para se inspirar! Não importa sua escolha; o fato é que homens e mulheres envelhecem; essa é a lei da vida- agora COMO você vai envelhecer vai depender muito de você e das suas escolhas!
POR EXEMPLO…ISSO É UMA ESCOLHA:
Essa escolha num avião de tomar cerveja e comer um salgado “saudável” às 10hrs, com certeza, não é a melhor escolha que você pode fazer! Essa escolha inflama !! E se for frequente, o resultado vai ser visto no corpo e nos exames!!!
Se for abrir a sua agenda da semana agora; você tem a seguinte obrigação:
encaixar atividade física de hoje até Sábado pelo menos 2-3x por semana.
Avaliar o seu lixo processado e orgânico; quanto de proteína está consumindo e como está começando a se alimentar após levantar-se.
Esses dois pontos já te dirão muito sobre o seu processo de envelhecimento. Nunca é tarde para melhorar! Ou manter…
Busque ter um profissional de confiança para te guiar e te apoiar nesse processo.
Aqui nas próximas newsletters (algumas com vídeos) Vamos aprofundar nos temas abaixo; alguns mais intensos, outros mais leves; afinal, a vida é uma mistura de tudo isso!!!
-hormônios
-atividade física (vou pedir para uma profissional escrever sobre esse tema)
-alimentação (também teremos mais de um texto; e terei mais de uma nutri escrevendo para vocês ou falando num vídeo)
-vou trazer um pouco sobre a visão da Ayurveda também
-Nutrologia do envelhecimento e
Mais.
-Como sua forma de vestir-se pode ajudar a sentir-se melhor no processo de envelhecimento…
Deixe sua pergunta abaixo para que eu possa respondê-la aqui ou com os próximos textos.
Nos vemos na próxima,
Beijos
Eu me senti bem ate os 39. Fiz 40 e com a imigracao, mudanca de rotina, nossa, td saiu do controle. Preciso da sua ajuda amiga!!! 😅